CST e HBD inauguram novo link do Príncipe e a velocidade da internet dispara de 30 para 300 Mbit/s


O link acabado de ser instalado pela CST na ilha do Príncipe é segundo maior do mundo sobre o mar, funciona como uma extensão do cabo submarino e vai dotar a Ilha do Príncipe de serviços de telecomunicações iguais aos que se praticam na ilha de São Tomé, afirmou, Jorge Frazão administrador delegado da CST.
Com a instalação do Novo link a capacidade de fornecimento de internet da CST no Príncipe dispara para uma velocidade de 300 Mbit/s contra os 32 Mbit/s fornecidos anteriormente, uma diferença de 10 vezes mais, que permite transmissões online em tempo real.
Trata-se de um investimento nas telecomunicações “jamais feito no Príncipe” no valor de 1 milhão de euros com a comparticipação do grupo HBD que pagou metade deste valor. O projecto que inclui instalação de  fibra ótica, torna-se realidade um ano e meio após a assinatura do acordo de parceria entre as duas empresas.
O acesso a internet via ADSL passa a ter uma largura 4 a 3 Mbit/s e 3G passam a ter uma largura de banda de 2 a 3 Mbit/s. O perfil de acesso depende do que o cliente comprar. Os 300 Mbit/s instalados 150 Mbit/s vão para os serviços da HBD e os restantes 150 passam a ser consumido em toda a ilha.
“A partir de agora estão criadas as condições para fornecimento de todos serviços que exigem alta velocidade de imagem e som, como sejam: telemedicina, ensino á distancia na ilha do príncipe” , garantiu Jorge Frazão.
Nuno Rodrigues em representação da HBD o maior investidor do país dos últimos anos realçou que “a maior preocupação foi garantir que o investimento não se limitasse apenas às necessidades da HBD, mas que refletisse em toda a ilha do Príncipe”.


“Este investimento surge em prol da união entre São Tomé e Príncipe. Mas também vai permitir aos jovens e as pessoas que moram neste território saberem que existe um mundo la fora e com ele poder interagir,” disse o Director executivo da HBD.
A cerimonia de inauguração do novo Link da ilha do Príncipe teve lugar em Okei Daniel, local que alberga uma boa parte dos equipamentos emissores quer da CST bem como da radio e televisão. O Secretario Regional das Infra-estruturas Francisco Gula fez-se representar em substituição do Presidente do Governo regional, por se encontrar ausente do país em missão de serviço.

Fonte:  www.duploinsular.info

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário